sexta-feira, 2 de maio de 2008

UMA NOTA FINAL...

Chegou a hora de dizer algumas breves palavras acerca da experiência tida durante a presente época. Foram largas horas de esforço, dedicação, grande envolvimento com o propósito de não desiludir nem nenhum dos n/craques, nem nenhum dos seus Pais, nem a instituição Boavista/Escola de Futebol "Os Panterinhas" e todos aqueles que a representam.
Mas chega a uma altura em que é preciso parar e pensar. E nesta breve reflexão, quero partilhar convosco alguns pensamentos e decisões:
- Um PRIMEIRO e ENORME sentimento de respeito, carinho, afecto e AMOR para as crianças que formam esta equipa. Vivi com eles momentos de grande felicidade, de grande emoção, de grande amizade. Tentei ser para eles o melhor que sabia. Tentei ser para eles e para os seus Pais o melhor ombro, o melhor amparo nas suas dificuldades, uma das referências em que poderiam depositar a sua confiança. A todos os meninos (e aqui não são os jogadores), o meu muito obrigado pelas enormes sensações que me proporcionaram. Foram, como sempre disse, desde o início da época, os meus 18 Filhos. Hoje continuo a sentir tal encargo e gosto por todos eles.
- Um SEGUNDO e ENORME sentimento de agradecimento e amizade ao Júlio Pinto, com quem tenho tido a grata honra de com ele colaborar neste projecto. Aliás, muito me honrou, o seu convite no início da época. Espero, até pela nossa identidade clubística (somos ambos Boavisteiros de coração), não o ter defraudado em nenhum momento.
- Um TERCEIRO pensamento: o de que, em termos desportivos poderíamos e deveríamos ter feito mais e melhor. Não devemos ter medo de ser exigentes. Obviamente que isso não significa ganhar a qualquer preço, nem o propósito de criar uma responsabilidade acrescida. Mas em termos de desempenho, fica a sensação de que algo poderia e deveria ter sido diferente.
- Um QUARTO pensamento: Este dedicado ao meu Filho Marcelino, que terá sido, provavelmente, e fruto da minha grande dedicação a toda a equipa, aquele a quem menos atenção dei. Porventura, não lhe prestei aquela atenção nos jogos que gostaria de lhe ter dado (Papéis para elaborar as crónicas, telemóvel para controlar o tempo, e máquina fotográfica para registar o momento). Porventura, não tive em alguns momentos, nem a forma nem a oportunidade de acompanhar mais atentamente a sua evolução e lhe dar o apoio que necessitava. Mais, com convicção, tenho a certeza de que, apesar de tudo, consegui ter a isenção, o rigôr e a independência de espírito em não o tratar de forma diferente dos demais amigos e colegas de equipa.
- Um QUINTO pensamento: Dedicado aos Pais e para as suas Famílias. Para aqueles que me conseguiram ver como um Amigo, o sentimento ampla e totalmente retribuído. Para aqueles com quem eu não convivi tanto quanto, se calhar, seria desejável, as minhas desculpas. Tentei ser companheiro de todos. Tentei compreender as suas realidades, as formas de ser e de estar. Julgo que, dentro das minhas possibilidades, e sempre com o juízo da VERDADE tentei dar o melhor de mim. Contudo admito, que um ou outro Pai não partilhe desta minha convicção. Aí, o meu único lamento será o de não ter a oportunidade de frontalmente esclarecer eventuais pontos de divergência com quem comigo discorda/discordou. Mas como ninguém se manifestou...
- A DECISÃO: Depois de ponderar tudo o que passei durante a presente época, e apesar da máxima "quem corre por gosto, não cansa", decidi, no final desta época desportiva terminar a minha colaboração neste Blog. Tem sido uma experiência altamente enriquecedora. Mas tenho vindo a sentir com o avançar da época de alguma resistência a este espaço. Pouca participação dos Pais e respectivas Famílias (porventura dirão que não se sentiriam obrigados a participar, mas o espaço foi feito para todos nós), pouca participação dos n/craques (com a ressalva do João Pereira numa fase inicial), um ou outro comentário menos positivo que transversalmente fui tomando conhecimento (e eu bem gostaria que fossem feitos directamente à minha pessoa), levam-me a optar pela decisão acima. Nunca pretendi ser o protagonista. Abraçei este projecto de alma e coração. Dei muito de mim por ele, até pela responsabilidade assumida perante o Júlio Pinto e pela responsabilidade perante a Escola de Futebol "Os Panterinhas". Assumi, como continuo a assumir os riscos que esta posição suscita. Penso que, apesar de tudo, e no computo geral, o resultado é amplamente positivo. Foram até agora 152 artigos escritos, ora pelo Júlio Pinto, ora por mim. Mais uns quantos serão até ao fim desta época desportiva. Sempre com a mesma ISENÇÃO, TRANSPARÊNCIA, ALEGRIA e VERDADE.
Um muito OBRIGADO a TODOS.
Paulo Fernandes

6 comentários:

Anônimo disse...

parabens pelo seu trabalho antes de mais. sera uma enorme perda para este blogue sempre admirei a sua entrega e dedicaçao nos jogos de forma a conseguir acompanhar tudo ao pormenor. nunca se esqueça, oque nao nos deita abaixo deixa-nos mais fortes.

cmpts

Anônimo disse...

Os comentários aos artigos aqui escritos, são sempre muito importantes, tenho pena que as pessoas que os escrevem não se identifiquem como autores dos mesmos...

Cumprimentos Paulo, muito obrigado pela sua dedicação, sem isso não seria possivel uma informação realista, correcta e isenta...

O meu muito Obrigado...
JULIO PINTO

Anônimo disse...

OS SEUS COMENTÁRIOS SR. JÚLIO PINTO ATÉ AS PEDRAS DAS CALÇADAS FAZEM CHORAR:)

Anônimo disse...

Ao anónimo que enviou o comentário de 5 de Maio, pelas 3,36h.

Lamento a ironia (para não dizer mais), expressa no seu comentário.
Não vou estar/ficar desesperado para saber a sua identidade.
Sempre defendi (se tiver tido a oportunidade de ler todos os meus artigos), valores morais e éticos para defesa de quem usufrui este espaço. Quanto mais não seja, pelas próprias crianças, objecto primeiro e principal deste blog.
Concordo em absoluto, por via do antes escrito e por via da minha conduta sempre tida, com o conteúdo da mensagem do Júlio Pinto.
É importante, até pelo exemplo que se transmite, que em espaços destes que não exista nem o medo, nem o receio de nos identificarmos.
Mesmo que seja para expressar diferenças de opinião. No entanto, sempre com o RESPEITO pelas pessoas.
Não sou, nem preciso de ser, advogado de defesa do Júlio Pinto. Mas comentar da forma como o fez acima, retrata de forma fiel, quem não quis dar-se a conhecer.
Respeitosamente,
PAULO FERNANDES

Anônimo disse...

Boa Noite

Em relação ao artigo dou os parabéns aos responsáveis, visto ser um blog muito bem elaborado como já foi referênciado em outros artigos anteriores.
Em relação ao Sr. Paulo dou-lhe os meus parabéns pela linguagem utilizada e pela sua isenção/elaboração dos artigos. Mostra a sua isenção na forma como transmite os comentários e aparenta mostrar muito carinho por todos os jovens jogadores e apreço pelos seus Pais.
É muito triste a forma como certas pessoas (pois não devem de saber mais) se manifestam em relação ás pessoas que trabalham com dedicação e sem benefício nenhum. O comentário que foi efectuado ao Sr. Júlio Pinto é um comentário de baixo nível.
As pessoas, como o Sr. Júlio Pinto disse e muito bem, não devem ter medo de assinar os seus comentários.
Os meus parabéns mais uma vez ao Sr. Paulo Fernandes e ao Sr. Júlio Pinto pela vossa dedicação e entrega.
Muitos cumprimentos e boa sorte a todos os jogadores e País.
Cristina Costa

Anônimo disse...

Boa noite a todos os que visitam este Blog, acho muito triste estar a conviver com pessoas que não tenham a capacidade de enfrentar os seus problemas, isto é, não dar a cara pelas palavras que escrevem, se calhar, "hoje á tarde" estive a conversar com essa pessoa sem saber do infeliz comentário que aqui esboçou. Não estou minimamente preocupado com as opiniões que as pessoas tem a meu respeito, aquilo que sei é que não tenho telhados de vidro nem amizades falsas para conseguir objectivos, apenas sou pai de um Atleta e um Grande Boavisteiro e tudo aquilo que faço é em prol do meu Clube e da alegria de todas as crianças, mais uma vez apelo a todos os "comentadores" que tenham a dignidade de assumir as palavras que dizem, pelo menos eu, não vivo num mundo de mentiras nem de hipocrisias.

Peço desculpa se estou a ofender alguém, pelo menos a minha intenção não será essa, apenas gostava que este blog fosse uma das alegrias de todos os Atletas assim como os seus familiares...

Já agora, deixo aqui o meu contacto pessoal (964027656)para quem tiver que esclarecer algum assunto, pelo menos que seja directo e sincero...porque eu não costumo alimentar estes joguinhos de falsidades...

Obrigado
Júlio Pinto